A tradicional Black Friday ocorre todos os anos em Novembro, porém, não é cedo para começar a falar sobre a época mais promocional do ano! Se você quer fazer da Black Friday 2022 um sucesso de vendas, julho é o mês ideal para começar a revisar os processos, as ferramentas e a infraestrutura do seu e-commerce ou loja virtual.
Só no e-commerce, o faturamento em 2021 foi de R$ 5,6 bilhões segundo dados da Neotrust, em total de compras realizadas pela internet desde o primeiro minuto de quinta-feira (25) até às 17h de sexta (26) — praticamente a mesma quantidade registrada em 2020.
Agora em 2022, a Black Friday acontecerá no dia 25 de novembro, tradicionalmente agendada na última sexta-feira do mês. No entanto, para que as vendas sejam de fato um sucesso, é preciso começar o planejamento da loja virtual desde já. São muitos os sinais que mostram o potencial da Black Friday para os e-commerces. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem ajudar na preparação de sua loja virtual para um dos momentos mais esperados do ano.
1 – Fique atento ao estoque Pré-Black Friday
A Black Friday consiste em um período de aumento substancial das vendas. Por isso, é importante acompanhar o comportamento do consumidor para saber quais são os itens mais desejados para a Black Friday 2022. Mas, ainda mais interessante, é garantir um bom estoque de produtos o quanto antes.
2 – Diferencie o seu e-commerce dos concorrentes
O Brasil contabiliza mais de 80 milhões de consumidores digitais, segundo dados levantados pela Ebit | Nielsen, o que torna virtualmente impossível agradar todo mundo da mesma forma. Portanto, vale se planejar e focar em uma forma para se destacar nas vendas e faturar mais do que os seus concorrentes.
De acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), as alavancas comerciais mais populares entre os consumidores são:
- Frete grátis: 89%
- Descontos e promoções: 68%
- Cashback: 57%
- Programa de pontos: 45%
- Brindes e amostra grátis: 31%
Essas são as principais alavancas utilizadas no e-commerce em 2021, lembre–se que cada cliente satisfeito na Black Friday é um potencial consumidor para futuras datas do varejo, mas já tendo um grande diferencial fica mais fácil construir sua campanha.
3 – Capacite sua equipe de atendimento para a Black Friday
Com o aumento no número de acessos ao seu e-commerce, muitos questionamentos podem surgir por parte dos consumidores. Por isso, é essencial que sua equipe de vendas/atendimento esteja alinhada. Analise as principais dúvidas dos clientes, as intercorrências que podem existir no processo de compra e como solucionar os problemas enfrentados. É importante não deixar o cliente sem resposta e que nenhum problema técnico o impeça de realizar a compra.
3 – Disponibilize condições de pagamento competitivas
Cartão de crédito, débito, pix ou boleto bancário. Ofereça condições que facilitem o processo de compra do cliente, já que muitos aguardam ansiosamente por esse dia. Como há uma grande opção de ofertas na Black Friday, as condições de pagamento oferecidas podem ser o fator decisório para a compra em seu e-commerce.
5 – Reduza o abandono de carrinho
O abandono de carrinho no e-commerce é um dos principais obstáculos para o crescimento do varejo. Porém, a dúvida é, como reduzi-lo?
De forma geral, algumas mudanças no seu e-commerce ou loja virtual ajudam a reverter esse cenário. Tornar seu cadastro/verificação mais fluído, priorizar a navegação móvel, reduzir o tempo de carregamento das páginas e oferecer uma calculadora de preço de frete antes do checkout são alguns exemplos de ações nesse caso.
No entanto, um dos maiores gargalos do varejo digital ainda está nos meios de pagamento oferecidos. Quanto maior a variedade de formas de pagamento, melhores são as chances de absorver clientes
Para reduzir o abandono de carrinho na Black Friday, é preciso integrar novas soluções de pagamento à loja virtual, em suma, há maiores possibilidades de uma efetivação de compra nas condições que são mais favoráveis para cada pessoa.
Como se vê, as dicas para preparar seu e-commerce para a Black Friday não têm nada de impossível. Com antecipação e planejamento, o sucesso nas vendas em 2021 pode ser uma realidade para seu negócio. Comece a preparação agora!
A Black Friday consiste em uma oportunidade para o seu e-commerce ganhar visibilidade junto aos consumidores, por esse motivo, é essencial estar preparado para ela. Afinal, as dicas para preparar seu e-commerce para a Black Friday não têm nada de impossível. Comece a preparação agora!
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